Projeto de Pesquisa
Tirando dúvidas sobre Projeto de Pesquisa.
Por: Vanda aparecida de Góes Bratifisch
Quando o aluno fica sabendo que terá que fazer um pré projeto de pesquisa para facilitar seu TCC, logo entra em pino , o caminho que seria nortear ou para basear seu árduo trabalho passa a ser a problemática em questão. Esse bicho de sete cabeça não é tão feio assim , aqui vaialgumas sugestões práticas para quem esta perdendo noite de sonopara montar seu projeto de pesquisa.
Vamos por etapas.
O que é um projeto?
Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
 A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
- A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em utempo determinado que vai permitir sua realização.
No projeto define-se:
♦ o que fazer;
♦ porque fazer;
♦ para quem fazer;
♦ onde fazer;
♦ como, com que, quanto e quando fazer;
♦ quem vai fazer.
Depois de ter pensado muito é só por no papel.
Bom agora é hora de por mão na massa.
1- Tema de Pesquisa: Qual o tema da pesquisa? Em que área o tema se encontra? Sou pesquisador de que área? Como quero ser conhecido (pesquisador de que assunto)?
2-Palavra-chave: palavras que direcionam a pesquisa e que podem ser cruzadas no âmbito do trabalho
3-Proposta: O que se propõe no trabalho? Qual o objetivo macro?
4-Método para validar: ferramentas ou técnicas a utilizar para atingir os objetivos traçados e validar cientificamente. Para este último observar tipo de pesquisa, método e teoria em que se apóia, (autores, citações etc.)
Agora vamos para reta final...
Elaborando Projeto Pesquisa.
1.Título do trabalho ou tema - devem obedecer aos critérios de relevância, viabilidade e originalidade. (ou seja, você deverá dar um titulo criado para você)
2. Delimitação do assunto - determinar o tipo de enfoque, bem como sua extensão e profundidade. Aqui cabe um resumo se quiser. Para quem está na dúvida sobre resumo vai uma dica :.
Resumo é um texto, um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. Em princípio, o resumo é uma paráfrase e pode-se dizer que dele não devem fazer parte comentários e que engloba duas fases: a compreensão do texto e a elaboração de um novo. A compreensão implica análise do texto e checagem das informações colhidas com aquilo que já se conhece. (Medeiros, 2000) a “apresentação concisa das idéias de um texto” (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas) uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas..
Para que serve o resumo?
O RESUMO deve responder a duas perguntas:
O que o autor pretende demonstrar?
De que trata o texto?
Portanto, devem constar do resumo:
• O assunto do texto
• O objetivo do texto
• A articulação das idéias
• As conclusões do autor do texto objeto do resumo
3- Objetivos Gerais (uma breve explanação sobre tudo que envolve o assunto a ser tratado)
4- Objetivo Específico: O assunto que vai ser tratado
5. Justificativa - por que foi escolhido o tema em questão. Qual a relevância e oportunidade do assunto.
6. Metodologia - quais os métodos e técnicas que serão utilizados na pesquisa. Pode-se incluir um roteiro com as principais etapas do trabalho.
7. AVALIAÇÃO- Quais os procedimentos técnicos que serão utilizados para avaliar se atingiu os objetivos específicos
8. Biografia Básica ou Referências Bibiográficas- apresentar uma lista bibliográfica que contenha obras referentes aos pressupostos do tema ou embasamento teórico do assunto. Esta bibliografia não precisa ser completa, exaustiva, mas deverá ser elaborada de acordo com as normas da ABNT.
Bom se você chegou até esse ponto parabéns já está pronto seu projeto de pesquisa, que na verdade é o esqueleto de seu TCC, depois prencher esse esqueleto com carne d e primeira qualidade e saborear
Boa Sorte.












 





FORMAS PRÁTICAS D E MONTAR UM TCC

Passo a Passo para montar um TCC
Quando você chegar nesse ponto o seu projeto de pesquisa com certeza já foi feito, corrigido e avaliado por seu orientador. Agora tudo ficou mais fácil, porque você já definiu o tema ,objetivos, metodologia, cronograma, avaliação e conclusão. Já deve ter escolhido autores que possuem a mesma linha de pensamento que defendem a idéia de seu tema escolhido.O passo seguinte para fazer um bom TCC é seguir rigorosamente os tópicos abaixo nunca perdendo de vista a sua linha de pesquisa, utilizando todas as falas na 3º pessoa (pois você apenas explana nunca opina) lembrando que um capítulo deve ser amarrado com o próximo que vai começar, sempre dando a impressão que um é a continuidade do outro, observe as normas da ABNT.Essas observam formas padronizadas como :fonte Arial tamanho da fonte12 para redigir o texto. Titulo fonte Arial tamanho14 em negrito, Parágrafo sempre 1,5. as folhas devem ser contadas , mas, a numeração só deve aparecer a partir do primeiro capitulo use o recurso quebra de página de seu Word (é só entrar em normas ABNT) ou perguntar ao seu orientador, que já deve ter feito muitos TCCs.
Vamos Lá, mão na massa e muita vontade;
a) Capa
b) Folha de rosto
c) Folha de aprovação ( a sua Instituição fornecerá o modelo)
d) Epígrafe (opcional) pessoalmente acho chiquérrimo...
e) Dedicatória
f) Agradecimentos
g) Resumo
h) Abstract (procure alguém que domine inglês, traduzir pelo Google pode ser uma mancada, pois nem sempre as traduções possuem coerências )
i) Sumário
k) Introdução
l) Desenvolvimento do Trabalho: - a forma do texto (em capítulos e/ou itens) deve ser definida com o professor orientador.
m) Conclusão
n) Bibliografia e/ou Referências Bibliográficas
o) Apêndices
p) Anexos ( os apêndices e anexos estão sendo postos antes do sumário, mas pergunte ao seu orientador qual a forma que a Instituição aprecia)
Essas dicas para fazer TCC são as que a maioria dos acadêmicos trabalha. Para elaboração de Trabalhos mais personalizados procure utilizar os recursos de cabeçalho, rodapé, marcad'água de seu Word.
Boa Sorte e não se esqueça de publicar vai ajudar muito outros acadêmicos.
byVANDA



PESQUISANDO RENOMADO AUTORES


Segundo Gesser os conceitos de Língua Maternas são :

A figura do intérprete ocupa importante papel nas interações entre surdos e ouvintese configura-se como um direito em espaços institucionais como universidades, escolas e repartições públicas; a autora desconstrói, pois, a ideia de que o intérprete é a voz do surdo.Desconstrói, ainda, um pensamento muito comum entre os ouvintes: o de que os surdos vivem em um silêncio absoluto. Eles percebem os sons por meio das vibrações e são bastante sensíveis aos movimentos e aos ritmos musicais, o que lhes possibilita encontrar prazer na dança. É muito interessante como Gesser discute a questão da oralização do surdo, colocando-a como um direito e uma opção que merece ser respeitada e não como uma condição para a sua integração na sociedade ouvinte. Faz-se necessário avançar na compreensão de que a língua de modalidade espaço-visual é língua humana, bem como a oral-auditiva. Assim, o surdo fala por meio da língua de sinais, como também pode falar oralmente se passar por um trabalho de fonoterapia.O uso da língua de sinais não atrapalha o aprendizado da língua oral, lembrando que o desenvolvimento de habilidades de produção oral e de leitura oro-facial depende de muito treino e de diferentes fatores. Sobre a escrita da língua majoritária pelo surdo, a
autora, citando Bagno, analisa a partir da sócio lingüística o mito de que o surdo escreve errado porque não fala. Para ela, essa é uma forma de rejeitar as variedades desprestigiadas, no caso, a dos surdos. Neste sentido, acrescentamos a contribuição de Sônia D. Brochado (2006) que explica pela teoria da Interlíngua a presença de elementos da língua de sinais na escrita do português. Para essa autora, a Interlíngua representa uma gramática mental provisória que o aprendiz vai construindo na aquisição de uma segunda língua num processo contínuo.
obs( esqueci as referências bibiográficas)desculpe..........